domingo, 31 de março de 2013


TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO EM LIBRAS - 10 A 1 















FONTE: VIDA EM LIBRAS

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Atividades Coordenação Motora









Pasta com divisória de fotos da família.Brincar esconde-esconde e puxar as fotos ou montagem das fotos

Boliche com fotos da família
 
Quebra-cabeça com fotos da família
 
 Preencher dentro do molde vazado com cola colorida ou massinha caseira

Jogo de Arremesso.Bolas ou peixinhos de saquinho de areia



Atividades Coordenação viso-motora

 
Saquinho ziplock com gel e corante . Atividade ligar com dedo indicador

 
Atividade Zigue-Zague com carrinho

Coordenação viso-motora- Atividade ligar com a garrafa pet e um imã
Coordenação viso-motora- Atividade simbolo infinito (dica visual setas com sentido correto) no saquinho ziplock com gel e corante.Pode utilizar o dedo indicador ou um objeto



Dicas de Atividades Proprioceptivas parte 1


Túnel apertado

 
Cabana com edredom com almofadas

Canto apertados com piscina de bolinhas ou caixa de papelão com bolinhas



Dicas de Brincadeiras em grupo-Atividade Inclusiva parte 13


Fazer bolinha de sabão


Barquinho de papel

Túnel de cadeira

Túnel de lycra


Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 12

 
 Brincadeira de Corrida de saco

 
 Brincadeira Aviãozinho de papel
 
 Brincadeira de Cavalinho de Pau

 
 Brincadeira Currupinha


Brincadeira Carrinho de Rolimã



Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 11

 
 Brincadeira pé de lata

 
 Brincadeira Cama de Gato




Brincadeira Passarás


Brincadeira Pulando carniça

Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 10

 
 Brincadeira em grupo com bambolê



Carrinho com Bambolê

Túnel com Bambolê
 
 Jogo de Amarelinha com Bambolê

Fonte: http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/

Sistema Tátil (Baixa resposta para estimulo tátil)








Crianças com problemas disfunção tátil (resposta diminuida ou baixa resposta para estimulos táteis) apresentam alguns comportamentos como pouca reação á dor e machucados,não se dá conta das mãos e face estão sujos,não percebe a roupa embolada,parece que "não sente"o corpo,abagunçado para comer
A criança procura sensação tátil de forma intensa,desorganizada e exagerada.Em alguns casos Consciência de dor diminuida; por exemplo, desde pequena não chora ao cair ou ao tomar uma injeção
 
toca muito ou com força nos outros (amigos)


toca constantemente os objetos e cabelo (exemplo: anda passando a mão pela parede)
não percebe o rosto ou mãos sujas





Crianças com problemas disfunção vestibular-proprioceptivas (resposta diminuída ou baixa resposta para estimulo vetibular-proprioceptivo) apresentam alguns comportamentos como pouca consciência do corpo no espaço, derrubae tromba nas paredes e pessoas,desejeitado no vestir,no brincar e na escrita, pobre controle postural, pouco consciente na força que deve usar no brincar, nos esportes. 
Vestibular (equilibrio e postura) e proprioceptivo (força dos músculos)
Sugestões de atividades na postura barriga para baixo em casa ou na escola

Postura barriga para baixo com braços estendidos (10 segundos)

Postura barriga para baixo com braços para trás (10 segundos) 

Postura barriga para baixo com braços abertos(brincadeira do avião) 10 segundos
Durante as atividades propostas,inventar e criar brincadeiras como brincar de avião, foguete ou barco... para ficar mais divertido!