quinta-feira, 12 de julho de 2012

Educação inclusiva


      O PAPEL DA ESCOLA FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

          A escola tem o papel fundamental, e relevante de tornar o aluno um cidadão participativo e crítico, preparado para analisar de forma reflexiva os problemas da sociedade, e de forma eloquente encontrar uma solução que seja favorável para si, e o meio em que se encontra. Espera-se que a escola, juntamente com os educadores e demais profissionais, busque pela qualidade do seu trabalho, que seja suscetível ao desenvolvimento de projetos e atividades que venham melhorar o processo de ensino e aprendizagem do aluno. No entanto, sabe-se, que precisam atualizar e adequar sua postura em face de seu trabalho pedagógico realizado na instituição, conforme as mudanças e avanços do mundo, para assim disseminar a inclusão, tão esperada, em seu espaço educativo. 

           Tendo em vista, que frequentar uma escola e ter expectativas para um futuro próximo, é direito de todas as crianças sem distinção de cor, raça, classe social, deficiência ou qualquer outro aspecto. Mas, mesmo diante do direito existente, sabe-se que o preconceito excessivo da sociedade em geral e por parte daqueles que deveriam dar exemplos de luta, ou seja, escolas que ainda insistem em ter regras no momento da inserção da criança com necessidade educativa especial. Diante desse quadro, é possível fazer referência ao processo de educação inclusiva na escola, tendo como pré-requisito a efetiva participação dos alunos. Sabe-se, porém que são muitas as barreiras, para concretização da inclusão no espaço escolar. Enfim, a escola precisa entender o princípio da inclusão, revendo suas práticas pedagógicas, não apenas pela presença do alunado com deficiência na sala de aula, mas por que compreendeu que deve respeitar a diferença de seus alunos.

                                                        EDVANIR DA SILVA COSTA

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