segunda-feira, 29 de dezembro de 2014



RECURSOS PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


Os recursos didáticos são de suma importância na educação de pessoas cegas, são meios fundamentais à autonomia e integração, com o objetivo de permitir o exercício das atividades cotidianas e participação na vida escolar, profissional e social.

A carência de material adequado pode conduzir a aprendizagem da criança a um mero verbalismo desvinculado da realidade, pois a formação dos cegos depende do contato com o mundo necessitando de motivação. Alguns recursos podem auxiliar no aprendizado, o manuseio de diferentes materiais, possibilita a percepção tátil e auxilia a realizar suas aprendizagens mais eficientemente. A baixo segue alguns exemplos de recursos que é possível visualizar na montagem de fotos:


  • Impressora Braile: A impressora Braile imprime o texto digitado no computador, usando a grafia Braile.
  • Sorobã: Outro recurso utilizado no universo da deficiência visual é o sorobã ou ábaco, voltado para o ensino de Matemática. É um aparelho de cálculo de procedência japonesa, adaptado para o uso de deficientes visuais.
  • Reglete: Tem como função o aprendizado da escrita Braille, consiste numa prancha e uma régua com duas linhas com janelas correspondentes às celas braile. Essas janelas se encaixam na prancha pelas extremidades laterais. Para escrever, o papel é introduzido entre a prancha e a régua e basta pressionar o papel com o punção, obtendo assim os pontos em relevo. Existem modelos de mesa ou de bolso
  • Programas sintetizadores de voz: São utilizados pelo deficiente visual no que se refere à recursos. Os leitores de tela, que concedem um alto nível de inclusão ao deficiente visual/cego. Conforme pesquisa realizada os mais utilizados são: Sistema Operacional DOSVOX e NVDA (NONVISUAL DESKTOP ACCESS).
  • DOSVOX: A primeira versão do sistema (versão 1.0) foi desenvolvida em 1993 pelo Antônio Borges e Marcelo Pimentel. Ele conta com mais de 10000 usuários em todo o Brasil. Pode ser baixado e instalado gratuitamente nos computadores. Conheça o projeto DOSVOX: HTTP://intervox.nce.ufrj.br/dosvox
  • NVDA:  O programa proporciona resposta através de voz sintética e Braille, permite que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso a computadores. É desenvolvido pela NV Access com contribuições da comunidade. Além disso, é um leitor de tela de código aberto, isto é, pessoas podem fazer mudanças para melhorar o software desde que saibam programar em PYTHON.
  • Site oficial: http://www.nvda-project.org



  • Bengala: Acessório que ajuda o cego a se locomover.

  • Alfabeto Braile:
  • Livro braile.
Fonte: http://alfacegos1.blogspot.com.br/2013_04_01_archive.html

Nenhum comentário: